Rede Tramontana III vence Prémio Europeu do Património Cultural / Europa Nostra 2020

Saber | Património
  • Data

    11.11.20

A Rede Tramontana III venceu o Prémio Europeu do Património Cultural / Europa Nostra 2020 tendo sido, assim, homenageada por ocasião da realização da Cerimónia Europeia do Património Cultural que decorreu online, e que contou com participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra.

Durante a cerimónia, representantes da Comissão Europeia e da Europa Nostra anunciaram os três vencedores do Grande Prémio e o vencedor do Prémio Escolha do Público deste ano, que foram selecionados entre os 21 premiados oriundos de 15 países europeus.

Os laureados com o Grande Prémio deste ano foram: 

1. o projeto Rede Tramontana III (Portugal, França, Itália, Polónia e Espanha),dedicado à investigação do património material e imaterial das regiões montanhosas da Europa (mais informações infra);
2. a reabilitação exemplar da Basilica de Santa Maria di Collemaggio, L’Aquila (Itália), fortemente danificada pelo devastador terramoto de 2009; e
3. a grande exposição Auschwitz. Não há muito tempo. Não muito longe (Polónia / Espanha),que assinala o 75º aniversário da libertação do maior campo de concentração nazi.

Os vencedores do Grande Prémio, escolhidos por um júri de peritos e a Direção da Europa Nostra, receberão cada um o valor de 10.000€.

O Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra é o mais alto galardão no domínio do Património e premeia os melhores projetos de restauro, a investigação mais notável, os mais dedicados profissionais e voluntários e os melhores programas de sensibilização, formação e educação nesta matéria.

O projeto Tramontana III, apoiado pelo programa Europa Criativa Cultura em 2017, é liderado pela BINAURAL, Associação Cultural de Nodar (Portugal) e envolve os seguintes parceiros: Audiolab (Espanha), Nosauts de Bigòrra, Numériculture Gascogne e Eth Ostau Comengés (os três de França), Bambun e Associazione LEM-Italia (Itália) e Akademia Profil (Polónia).

Sugestões de Agenda