A Cultura na agenda do G20

Saber | Cultura
  • Data

    12.11.20

No passado dia 4 de novembro de 2020 os Ministros da Cultura do G20 juntaram-se para debater "A ascensão da economia cultural: um novo paradigma" tendo reconhecido o crescente contributo da cultura para a economia global.

A reunião inaugural, realizada virtualmente, foi organizada pelo Ministério da Cultura da Arábia Saudita como parte do Programa de Conferências Internacionais, em homenagem à Presidência Saudita do G20 no ano de 2020.

Numa mudança de paradigma, provocada pela pandemia COVID-19, o G20 "reconheceu o potencial da cultura em todo o espectro de políticas públicas e o seu papel na construção de sociedades e economias mais sustentáveis".

Na presente reunião, e pela primeira vez na história do G20, a cultura foi colocada no centro das discussões como um componente-chave da recuperação econômica e social, seguindo a dinâmica do Fórum de Ministros da Cultura da UNESCO convocado em novembro de 2019.

A próxima reunião para discutir a economia cultural será organizada pelo Ministério de Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo da Itália durante a presidência de seu país no G20 em 2021.

Saber mais: G20

Fonte: UNESCO

Sugestões de Agenda