Medalha de Mérito Cultural entregue a Cruzeiro Seixas

Saber | Cultura
©Ministério da Cultura
  • Data

    14.10.20

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entregou a Medalha de Mérito Cultural a Artur do Cruzeiro Seixas. A cerimónia decorreu no âmbito das celebrações do centenário do nascimento do artista.

A vida e obra de Cruzeiro Seixas, decano da arte portuguesa e um dos grandes nomes do surrealismo europeu, representam um contributo incontestável para a cultura portuguesa. “Mais do que a devida homenagem pública que estes gestos representam, é a cultura portuguesa que se eleva ao reconhecer aqueles que nela deixaram o seu registo inapagável, como Cruzeiro Seixas”, afirmou a Ministra da Cultura na ocasião.

Artur do Cruzeiro Seixas, nascido na Amadora a 3 de dezembro de 1920, começou a destacar-se ainda muito novo no meio artístico português. É autor de uma vasta obra no campo das artes plásticas, mas também na poesia e na escultura.

A cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Cultural a Cruzeiros Seixas decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, onde está patente uma exposição baseada nos desenhos que integram o espólio do artista.

A Ministra da Cultura transmitiu ainda a Cruzeiro Seixas que a Medalha de Mérito Cultural por si atribuída constitui “um reconhecimento institucional, mas é também um reconhecimento pessoal de alguém que se junta aos muitos que o admiram e que em si reconhecem um olhar que sempre viu mais longe e mais profundo. O que hoje entregamos há muito era sabido por quem o leu e por quem observou o universo interminável da sua obra: que o seu é um dos grandes nomes da cultura portuguesa”, concluiu.

Fonte: Ministério da Cultura

Sugestões de Agenda