MINISTRA DA CULTURA PRESIDE A ASSINATURA DE MEMORANDOS

Saber | Cultura
©Pexels
  • Data

    25.09.20

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, preside, na próxima segunda-feira, 28 de setembro, às 15h00, à assinatura de dois memorandos de entendimento no âmbito da promoção da língua e cultura portuguesas.

Um dos memorandos será entre a Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, S.A., (INCM), e o outro entre a DGLAB, a BNP, a INCM e a Associação RELI – Rede de Livrarias Independentes.

O primeiro estabelece os princípios da parceria entre as signatárias para o incremento de ações conjuntas no âmbito das respetivas missões e atribuições, nomeadamente na promoção da leitura e dos níveis de literacia, no desenvolvimento do setor do livro e na defesa do património arquivístico, literário, bibliográfico e documental português.

O segundo Memorando tem como objetivo o desenvolvimento e operação de uma nova loja online para venda de livros das livrarias associadas da RELI, que será integrada no sítio da INCM na Internet (www.imprensanacional.pt), permitindo a promoção de atividades conjuntas da DGLAB, BNP e INCM bem como o registo de outras livrarias em condições e requisitos a definir pela INCM.

Ainda no âmbito deste Memorando, está prevista a incorporação do arquivo da INCM no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a criação de uma coleção de ebooks das edições da BNP, e a instituição de duas bolsas de criação literária “Imprensa Nacional”, reforçando as bolsas já existentes do Ministério da Cultura.

A assinatura realizar-se-á na Biblioteca Nacional, Campo Grande, 83, em Lisboa.

Fonte: Ministério da Cultura

Sugestões de Agenda