Prémios Europa Nostra distinguem Rede Tramontana III

Saber | Prémios
  • Data

    07.05.20

A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra de 2020.

O projeto Tramontana III, apoiado pelo programa Europa Criativa Cultura em 2017, liderado pela BINAURAL - Associação Cultural de Nodar (Portugal) e que envolve os seguintes parceiros: Audiolab (Espanha), Nosauts de Bigòrra, Numériculture Gascogne e Eth Ostau Comengés (os três de França), Bambun e Associazione LEM-Italia (Itália) e Akademia Profil (Polónia) foi um dos projetos premiados de 2020.

Este projeto foi distinguido pelo júri dos Prémios Europa Nostra atendendo a que "promove a ideia de identidade europeia e, especificamente, do património imaterial de comunidades rurais e de montanha, que é comum a toda a Europa. É um excelente exemplo de cooperação internacional entre investigadores com experiência em diversas áreas de estudo. A metodologia usada no projeto é replicável noutros contextos europeus e tem potencial para ser aplicada em todo o continente”.

As ações da Binaural Nodar no âmbito deste projeto europeu centraram-se em quatro concelhos da região de Viseu Dão Lafões: Viseu, Vouzela, Castro Daire e São Pedro do Sul, nos quais foram desenvolvidas largas dezenas de iniciativas.

Saber mais: Rede Tramontana III

Sugestões de Agenda