Intervenção da Ministra da Cultura na audição parlamentar

Saber | Cultura
  • Data

    16.04.20

Intervenção da Ministra da Cultura na audição parlamentar sobre as consequências da pandemia na cultura e da comunicação social no âmbito da Audição da Senhora Ministra da Cultura, na sequência dos requerimentos apresentados, respetivamente, pelos Grupos Parlamentares do PAN e do PS, sobre as consequências resultantes da pandemia da COVID-19 nos sectores da Cultura e da comunicação Social - 15 de abril de 2020.

Nunca em crises anteriores as pessoas foram proibidas de ir ao teatro, ao cinema, ao festival de música, ao museu, às galerias de arte. Tudo fechou na cultura. E o regresso a alguma "normalidade" vai ser lento e ainda imprevisível.

É nesta conjuntura que temos de atuar, reconhecendo que os impactos desta crise trazem novos desafios ao setor da cultura, mas, simultaneamente, agudizam problemas antigos deste setor. São, por isso, necessárias respostas para velhos e novos desafios no sector da cultura.

A resposta tem de ser global, estruturada. Tem de articular medidas de âmbito transversal de âmbito setorial; tem de combinar medidas desenhadas para o curto prazo e medidas pensadas para o médio e longo prazo. E esta resposta global tem de fazer parte da estratégia dos países e da Europa para o relançamento da economia e para dar confiança às pessoas.

É assim que temos atuado ao longo das últimas semanas.

Saber mais: Leia a intervenção na íntegra

Sugestões de Agenda