Ibermuseus - Guia prático para gestores de coleções patrimoniais

Saber | Museus
  • Data

    28.04.20

O Ibermuseus coloca à disposição dos profissionais de museus o Guia prático para gestores de coleções patrimoniais fechadas a curto prazo devido a uma pandemia, elaborado pelo Australian Institute for the Conservation of Cultural Material (AICCM) e o Escudo Azul da Austrália.

O Guia visa apoiar os responsáveis por coleções e conservadores de museus, bem como todos os que tenham como função primordial a gestão de bens culturais no atual contexto de pandemia do Covid-19.

O Guia propõe uma metodologia de ação com quatro etapas: 1. Durante o período em que os estabelecimentos são fechados ao público e o pessoal continua trabalhando; 2. Durante o período em que o estabelecimento estiver fechado ao público e apenas pessoal essencial estiver trabalhando; 3. Durante o período em que os estabelecimentos estão fechados e o pessoal trabalha em suas casas; 4. Para o retorno ao trabalho nos estabelecimentos.

O documento inclui recomendações e medidas metodológicas para evitar/minimizar os riscos relacionados com as condições ambientais, segurança das coleções e saúde e bem-estar das pessoas, estando disponível para download nas versões em espanhol, português e inglês.

Saber mais: Guia prático para gestores de coleções patrimoniais fechadas a curto prazo devido a uma pandemia

Fonte: IBERMUSEUS

Sugestões de Agenda