Contos e Lendas Transmontanos em livro

Saber | Livro
  • Data

    07.04.20

Contos e Lendas Transmontanos é o título, em dois volumes, da nova obra de Alex Rodrigues, coordenada pela LeYa, e que resulta de uma candidatura à primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP 2017), tendo este sido um dos projetos vencedores na área da cultura, implementado pela Direção Regional de Cultura do Norte.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou a primeira parte do projeto, que consistiu no resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e suas variantes dos concelhos de Bragança e Vinhais.

Os concelhos de Bragança e Vinhais, que foram selecionados para o projeto, "são considerados entre os mais ricos do país em património cultural imaterial vivo, assinalando-se a existência de um grande número de narradores ativos, o que permitiu, igualmente, incorporar no projeto 39 vídeos com os "contadores de histórias” a transmitirem de viva voz os seus contos e lendas, tal como os ouviram aos antepassados".

A Academia Ibérica da Máscara selecionou um conto ou lenda por freguesia para a edição dos dois volumes de "Contos e Lendas Transmontanos".

Saber mais: Contos e Lendas Transmontanos 

Sugestões de Agenda