CNB assinala Dia Mundial da Dança

Saber | Dança
©Cláudia Varejão
  • Data

    28.04.20

A Companhia Nacional de Bailado assinala o Dia Mundial da Dança, que se celebra no dia 29 de abril, com uma programação online. 

Este ano, no quadro de contenção nacional devido ao novo coronavírus, a CNB desenvolveu um conjunto de iniciativas que dão continuidade à sua programação artística e à sua missão de serviço público, através das suas plataformas online #FicarEmCasaNaNossaCompanhia.

Assim, e ao longo de todo o dia, estará disponível no site da CNB o filme de Cláudia Varejão No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos, um documentário estreado em 2016 que percorre os bastidores da Companhia.

No site da Companhia será lançada a compilação das últimas séries da coleção digital Outras Danças. Transmissão com a ensaiadora Mea Venema, assistente do coreógrafo Hans van Manen e Vestir a Dança com o figurinista José António Tenente e a Mestra de guarda-roupa Paula Marinho. 

A CNB partilhará ainda um conjunto de entrevistas Dançar em Quarentena realizadas pela jornalista Cristina Peres, para ficarmos a conhecer a vida dos profissionais da dança.

O Dia Mundial da Dança foi estabelecido pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO em 1982 para celebrar o aniversário de Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do bailado moderno. Neste dia assinala-se a universalidade desta forma de arte, aproximando artistas e público numa só linguagem, a dança.

Saber mais: Companhia Nacional de Bailado

Fonte: Culturacovid19

Sugestões de Agenda