REVIVE | CONCESSÃO DO MOSTEIRO DO LORVÃO

Saber | Património
  • Data

    26.03.20

No âmbito do programa REVIVE, a concessão do Mosteiro do Lorvão (Penacova) foi adjudicada à empresa Imobimacus - Sociedade Administradora de Imóveis, S. A., do Grupo Hotéis Turim.

Depois da recente adjudicação do Paço Real de Caxias, em Oeiras, a Imobimacus ganha agora a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova, onde deverá realizar um investimento na ordem dos 6,9 milhões de euros para a recuperação do imóvel e instalação de um estabelecimento hoteleiro. 

O Mosteiro do Lorvão, classificado Monumento Nacional, foi fundado em 878, "pouco depois da reconquista cristã de Coimbra, pelos monges de Cluny, pertencentes à Ordem de São Bento. Em 1206, passou a albergar a Ordem de Cister. Passou para a posse do Estado, em 1834, com a extinção das ordens religiosas, tendo mantido funções religiosas até à morte da última freira em 1887. Já no século XX, todo o imóvel foi requalificado para acolher um hospital psiquiátrico, encerrado em 2012". 

O Mosteiro do Lorvão é um dos 33 imóveis inscritos na primeira fase do REVIVE, que visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Veja Também