CULTURA - Dia Mundial do Teatro

Saber | Teatro
©TNDMII
  • Data

    27.03.20

CULTURA - DIA MUNDIAL DO TEATRO 

Hoje é o Dia Mundial do Teatro. Não podemos estar juntos no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no Teatro Nacional São João, no Porto, ou em muito outros teatros pelo país. Mas podemos comemorá-lo. E é isso que faremos.

As instituições culturais, com atividade e programação suspensas devido ao contexto excecional que atravessamos, têm sido exemplares desde a primeira hora, tanto na relação com os artistas como na proximidade com o público.

Neste dia especial que hoje assinalamos, os nossos dois Teatros Nacionais oferecem-nos ao longo de todo o dia uma programação online e inclusiva, que disponibiliza várias peças com que fomos felizes ao longo dos últimos anos, complementando esta vasta oferta também com poesia, documentários, visitas guiadas, vídeos e memórias.

No Teatro Nacional D. Maria II, a programação arranca logo de manhã com um espetáculo para toda a família. Às 11h00, começa A Origem das Espécies, uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir da obra de Charles Darwin.

Pelas 14h00, inicia-se uma verdadeira maratona de poesia. Em direto no Instagram, Teresa Coutinho convida 37 personalidades para darem vida à obra dos vários poetas que já passaram pelo Clube dos Poetas Vivos. Às 17h00, a programação segue com TEATRA ao Vivo, o podcast mensal do D. Maria II, com uma emissão especial. Mariana Oliveira conversa em direto com vários artistas portugueses sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular.

Ao início da noite, 21h00, assistiremos então à peça Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues, que estreou em 2017, no Festival d’Avignon, e venceu o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018.

Já o Teatro Nacional de São João (TNSJ) oferece-nos um programa que se estende por toda a semana. Hoje haverá uma visita guiada virtual, pelo realizador Luís Porto. À noite, pelas 22h00, será exibida a peça Castro, tragédia nuclear do teatro português encenada por Nuno Cardoso.

Os espectadores vão poder acompanhar estas atividades através de uma transmissão online, no site do TNSJ, e nas suas páginas no Facebook e no Instagram. Ao longo da semana, o TNSJ disponibiliza também o irreverente desvario das quatro peças que compõem a saga Ubu, de Alfred Jarry, em ebooks de download gratuito, bem como a coleção integral dos Manuais de Leitura do TNSJ. Dia a dia, no site e nas redes sociais, continuam a ser relembrados espetáculos passados do São João.

O palco é um lugar mágico, um território fora da jurisdição do tempo e do espaço, onde os sonhos podem ser verdadeiramente vividos. Talvez não exista no universo um lugar mais autêntico e mais real que o teatro. Por isso, neste dia Mundial do Teatro, reinventamo-nos e superamo-nos, mostrando que todo o mundo pode ser um palco e que, mesmo hoje, mesmo nesta hora, podemos sempre ir ao teatro. É também essa a marca distintiva da Cultura.

Celebramos online em casa para podermos voltar, em breve, a fazê-lo juntos. Estou certa de que o faremos.

Hoje é o Dia do Teatro. Juntos vamos todos criar futuro na Cultura.

Obrigada a todos,
Graça Fonseca

Fonte: Ministério da Cultura

Sugestões de Agenda