Jornadas Europeias do Património Cultural 2019

Saber | Património
  • Data

    25.09.19

As Jornadas Europeias do Património Cultural (JEP), que este ano se realizam nos dias 27, 28 e 29 de setembro, são dedicadas ao tema Artes Património e Lazer, e irão ser celebradas em 173 concelhos de todo o país, num total de mais de 1400 atividades que deverão alcançar um público estimado de 250 mil pessoas.

As iniciativas registadas na plataforma digital que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) disponibiliza para o efeito são promovidas e organizadas por cerca de um milhar de entidades públicas e privadas, refletindo a enorme participação da sociedade civil portuguesa neste evento à escala europeia.

Em 2019 as JEP vão ser também celebradas na Fortaleza de Peniche, onde está a ser instalado o Museu Nacional Resistência e Liberdade. Recorde-se que aquele Monumento, sob tutela da DGPC, desde 2017, já foi visitado por mais de 100 mil pessoas desde a sua reabertura ao público, no passado dia 25 de Abril.

O tema escolhido em 2019 pretende destacar as muitas facetas do património ligadas às artes como fonte de entretenimento, que nos permitem experimentar outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura e tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Os Museus, Monumentos e Palácios sob tutela da DGPC serão gratuitos nos dias 27 e 28 para os visitantes que participem na programação das Jornadas, sendo que no dia 29 a entrada será geral e livre. 

A DGPC, entidade que coordena e divulga as JEP a nível nacional, apela à participação do público nesta celebração, marcada por uma ampla oferta de ações que sensibilizam para a importância do conhecimento, da proteção e da incorporação do património no nosso quotidiano.

Fonte: DGPC
Saber mais: Programação 

Sugestões de Agenda