André Letria vence Prémio Nacional de Ilustração

Saber | Livro
©André Letria
  • Data

    16.09.19

André Letria é o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração, iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O Júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Nacional de Ilustração, referente às obras publicadas em 2018, a André Letria pelo conjunto de ilustrações do livro "A Guerra", com texto de José Jorge Letria, publicado pela Pato Lógico, tendo o júri destacado a "grande maturidade plástica e estética do trabalho de André Letria, a qualidade do objeto, a cadência e ritmo das páginas, assim como uma segura e sensível paleta cromática. Para além disso, existe uma perfeita articulação com o texto, equilibrando o referencial e o simbólico".

As Menções Especiais foram atribuídas a Susa Monteiro pelas ilustrações da obra "Sonho", publicada pela editora Pato Lógico; e a Mariana Rio, pelas ilustrações da obra "A casa da doutora Farnsworth", com texto de Joana Couceiro e publicada pela Circo de Ideias – Associação Cultural.

Na presente edição do Prémio Nacional de Ilustração, concorreram 60 ilustradores com textos de 73 autores, tendo o júri sido constituído por Andreia Brites, Luís Mendonça e Maria Carlos Loureiro.

O Prémio Nacional de Ilustração foi criado em 1996 e é atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pretende promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade em Portugal.

 

Sugestões de Agenda