Resultados do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus

Saber | Museus
  • Data

    20.08.19

O Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus aprovou o apoio financeiro a 45 projetos.

A deliberação final do júri do Concurso ProMuseus2019, homologada pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, estipula um apoio de 640 mil euros, a atribuir pela Direção-Geral do Património Cultural em 2019 e 2020. O valor de investimento total dos 45 projetos é superior a um milhão de euros.

Mais de 30% dos projetos aprovados são da área da Transformação Digital e 24% da área de Acessibilidade e Inclusão. A larga maioria dos museus que apresentaram candidaturas (mais de 70%) são tutelados por municípios.

Integraram o júri deste concurso David Santos, subdiretor da Direção-Geral do Património Cultural, que preside, Teresa Mourão, a Diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural, António Carvalho, Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, António Camões Gouveia, investigador e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Suzana Menezes, Diretora Regional da Cultura do Centro.

O ProMuseus é um instrumento de apoio financeiro que tem como objetivo incentivar a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público.

Consulte aqui a lista de projetos apoiados.

Fonte: Ministério da Cultura

Sugestões de Agenda