Cinemateca Portuguesa: CICLO LUZ E ESPECTROS – CINEMA DE WEIMAR 1919-1933

Saber | Cinema
  • Data

    29.08.19

No próximo mês de setembro, a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema receberá o Ciclo "Luz e Espectros - Cinema de Weimar 1919 - 1933".

"O cinema alemão compreendido entre os anos de 1919 e 1933 da República de Weimar, entre as duas Guerras Mundiais e no período que contemplou a passagem do mudo ao sonoro, é historicamente reconhecido pela sua fertilidade experimental, energia artística e influência duradoura. Reconhece-se também que, na sua variedade, foi um barómetro da realidade convulsiva da época, vertendo a sua febril efervescência cultural, retratando-a social, económica e politicamente, mas também submergindo nela com uma rara acutilância que deu forma a poderosas representações da vulnerabilidade do presente e da sombra que pairava sobre o futuro".

O Ciclo reúne títulos e obras que têm sido resgatadas por restauros e reavaliações recentes; "autores da grandeza radiosa de Ernst Lubitsch, Friedrich Wilhelm Murnau, Fritz Lang, Georg Wilhelm Pabst, Josef von Sternberg, nomes indissociáveis do cinema de Weimar como Arthur Robison, Karl Grune, Lupu Pick ou Joe May, e realizadores menos divulgados mas cujos filmes participam do fulgor cinematográfico alemão destes anos”.

No presente ciclo existem filmes que serão apresentados pela primeira vez em Lisboa, sendo que uma parte substancial das projeções de filmes mudos conta com a improvisação de música ao vivo pelos pianistas Daniel Bruno Schvetz, Filipe Raposo e João Paulo Esteves da Silva.


Fonte: CPMC

Sugestões de Agenda