Billy Woodberry na Cinemateca em Abril

Saber | Cinema
©Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
  • Data

    26.03.19

No mês de Abril, Billy Woodberry apresentará os seus filmes na Cinemateca Portuguesa, em duas sessões especiais a realizar nosdias 29 e 30 de abril de 2019, às 19h00.

Esta iniciativa resulta de uma colaboração no âmito da 9ª edição dos Encontros Cinematográficos que decorrem no Fundão entre 26 e 28 de abril, e em que o realizador norte-americano participará como um dos convidados.

Billy Woodberry é um dos fundadores do movimento coletivo de cineastas afro-americanos “L.A. Rebellion”, surgido em Los Angeles entre a geração que estudou cinema na UCLA entre as décadas de 1960 e 80. A sua primeira longa-metragem de ficção, Bless their Little Hearts (1984), é uma obra essencial desse movimento e do cinema independente americano. A sua surpreendente curta-metragem anterior, The Pocketbook (1980), adapta um conto de Langston Hughes. Recentemente, o trabalho de Billy Woodberry tem-se centrado no registo documental de Marseille après la guerre, composto a partir de uma série de imagens fotográficas dos arquivos do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos dos Estados Unidos, ou And When I Die I Won’t Stay Dead (2015, prémio de melhor documentário de investigação do Doclisboa 2015), que retrata a vida e obra do poeta e ativista Bob Kaufman (1925-1986), também conhecido como “uma das vozes esquecidas da beat generation”.

Fonte: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

Veja Também