LIVRAR - PARTILHE UM LIVRO, PARTILHE UM POUCO DE SI

Saber | Literatura
  • Data

    28.12.18

Mais de 900 pessoas estão já registadas na plataforma de partilha gratuita de livros.

A plataforma LIVRAR é um sistema online de doação de livros, disponível para particulares e bibliotecas ou entidades e associações que promovam a leitura.

Lançado pela Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, no passado dia 13 de dezembro, o LIVRAR funciona como repositório de livros para que qualquer pessoa, após registo, possa solicitar qualquer livro ou doar os seus livros.

A cerimónia, que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, contou com a presença de representantes das tutelas da Modernização Administrativa e da Cultura, e dos proponentes da ideia, João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, vencedores do Orçamento Participativo Portugal 2017.

Com uma semana de existência, o LIVRAR conta com mais de 900 pessoas registadas, 12 Bibliotecas/Entidades, 380 livros registados e mais de 470 pedidos de livros.

Desenvolvido pelo Ministério da Cultura através do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, com a colaboração da DGLAB – Direção Geral do Livro, Arquivo e Bibliotecas, o LIVRAR teve como ideia de partida a disponibilização de livros a bibliotecas, públicas e privadas.

Numa perspetiva de reforço do papel universal da Cultura, transformou-se depois numa medida que abrange toda a população, entre indivíduos e bibliotecas ou entidades que podem, assim, colocar online a informação sobre os livros que pretendem doar, ou apenas solicitar quaisquer livros que pretendam.

Para as bibliotecas foi criado um período de 15 dias de acesso exclusivo aos livros colocados, retomando o objetivo inicial da ideia do projeto. No entanto, e para garantir a toda a população o acesso aos livros colocados nesta fase de lançamento, foi temporariamente suspenso este período de exclusividade.

Para aderir a esta iniciativa basta fazer o registo de utilizador/a, por email ou através dos perfis Facebook ou Google, de forma gratuita. O LIVRAR não pressupõe, necessariamente, a troca direta de livros. As pessoas que doam os livros são contactadas pelas pessoas que os pretendem, desencadeando-se através dos contactos fornecidos a negociação para a entrega pessoal ou envio do livro.

Este lançamento veio complementar a operacionalização do projeto “Cultura para Todos”, vencedor nacional na área da Cultura do OPP2017, após o lançamento do projeto ÉS.CULTURA’18 a 16 de abril de 2018, que promoveu até agora o acesso gratuito, nos serviços/organismos do MC, a mais de 2000 jovens que completam este ano os 18 anos.

www.livrar.pt
www.facebook.com/livrar.opp
www.instagram.com/livrar.opp
livrar.opp@gepac.gov.pt

Sugestões de Agenda