CINANIMA 2018

Saber | Cinema
  • Data

    06.11.18

A 42ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho decorrerá de 12 a 18 de novembro, em vários espaços da cidade de Espinho.

A edição do presente ano incluirá mostras de 375 filmes de 43 países, com especial destaque para o cinema sérvio e o cinema feminino.

O arranque do festival terá lugar com uma homenagem a Nikola Madjak (1927-2013), autor dos primeiros filmes animados realizados em Belgrado, com uma retrospectiva dos filmes “Time of Vampires” (1971) e “Encyclopedia of a Hangman” (1974).

Já no que se refere ao cinema realizado por mulheres, o Cinanima propõe uma mostra com curadoria de Regina Pessoa, sendo que as duas sessões sobre “Animação no Feminino” incluirão obras especificamente selecionadas para o efeito pela cineasta portuguesa, que este ano foi convidada a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

O Cinanima conta, este ano, com seis produções portuguesas na competição internacional de curtas: “28 Outubro”, de Tiago Albuquerque; “Razão Entre Dois Volumes”, da premiada ilustradora Catarina Sobral; “Ride”, uma coprodução luso-britânica assinada por Paul Bush; “Agouro”, outra coprodução entre Portugal e França dirigida por David Doutel e Vasco Sá; “4 Estados da Matéria”, de Miguel Pires de Matos; e “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, vencedoras do prémio Especial do Júri no Festival de Animação de Hiroshima, no Japão.

O programa do Cinanima integra ainda workshops, exposições, sessões de perguntas e respostas, e ainda masterclasses gratuitas como a dirigida pela realizadora inglesa Vera Neubauer, autora de mais de 30 filmes e vencedora de dois prémios BAFTA da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão.


Saber mais: CINANIMA 2018

Sugestões de Agenda