DGPC presente na Semana Ibermuseus

Saber | Património
  • Data

    24.10.18

De 15 a 18 de outubro de 2018, mais de quarenta profissionais de 12 países da região ibero-americana estiveram reunidos na primeira edição da Semana Ibermuseus para definir as prioridades do Programa para os próximos anos. Divididos em quatro mesas técnicas – Património, Formação e Capacitação, Sustentabilidade e Observatório Ibero-americano de Museus –, esses especialistas reviram os objetivos de cada linha de ação para estabelecer as metas do Programa para os próximos anos.

A Direção Geral do Património Cultural tem representantes em três das mesas técnicas: Observatório Ibero-Americano de Museus, Formação e Capacitação e Sustentabilidade. 

Foi determinado que o Programa promova iniciativas de pesquisa para a compreensão da diversidade museológica da Ibero-América e seus processos museais; identifique e desenvolva ferramentas e indicadores para a melhoria da gestão dos museus; fomente ações de formação e capacitação para os profissionais; impulsione projetos de proteção do património e de sustentabilidade para fortalecer a gestão museológica; e difunda o conhecimento produzido e adquirido pelo trabalho das mesas técnicas.

A Semana Ibermuseus é um passo fundamental no processo de renovação do Programa, iniciado com uma nova identidade visual e marcado por uma série de iniciativas de aproximação ao setor.
 

Sugestões de Agenda