-
Data início
30.09.24
-
Data Limite
29.11.24
Estão abertas as candidaturas para a Marca do Património Europeu (MPE), uma iniciativa da União Europeia que distingue sítios com elevado valor simbólico para a identidade e história da Europa.
Em Portugal, este processo é coordenado pelo GEPAC (Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais). As candidaturas devem ser submetidas até 29 de novembro de 2024, através do preenchimento de um formulário disponível em português ou inglês que deverá ser enviado para o email ehlportugal@gepac.gov.pt
A Marca do Património Europeu tem como objetivo destacar sítios de grande valor simbólico que contribuam para reforçar a identidade europeia e promover o diálogo intercultural. Estes locais devem representar elementos significativos da história e dos valores da União Europeia, como a liberdade, democracia e direitos humanos. Em Portugal, já foram distinguidos quatro locais, incluindo a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), a Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867), o Promontório de Sagres e o Património Cultural Subaquático dos Açores.
A definição de "sítio" para a MPE é abrangente e inclui: sítios naturais, subaquáticos, arqueológicos, industriais ou urbanos, monumentos, paisagens culturais, memoriais, produtos e bens culturais e património imaterial. O património contemporâneo também pode ser considerado. Os produtos, bens culturais e património imaterial devem estar ligados a um local físico claramente identificado, onde se possam desenvolver atividades educativas e de informação. A iniciativa procura promover não só a preservação cultural, mas também a compreensão e a valorização do património comum europeu.
Qualquer contacto para informação ou esclarecimento deverá ser efetuado para:
• Email: ehlportugal@gepac.gov.pt
• Tel.: 21 384 84 18