Beja

Igreja de Santo Amaro, Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor

Monumentos | Património

Com a inauguração, em 1981, do Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor na Igreja de Santo Amaro concretizou-se uma aspiração, de mais de 40 anos, de vários especialistas, estudiosos e de muitos bejenses, entre os quais é justo salientar o nome de Abel Viana que, já em 1949, defendia que a Igreja de Santo Amaro deveria albergar o Museu Visigótico da cidade.
O projeto museográfico deste núcleo teve como objetivos recuperar o espaço interior da Igreja de Santo Amaro, um dos mais significativos de Beja do ponto de vista histórico e arquitetónico, e expor a coleção visigótica do Museu de forma sistematizada, estabelecendo uma integração entre o conjunto das peças e o espaço vestigial da antiga basílica paleocristã.

O conjunto de peças agora em exposição foi recolhido sobretudo na área do concelho de Beja. Dele sobressaem, pelo seu número e riqueza decorativa, os elementos arquitetónicos, com destaque para os que podem ser classificados como tendo pertencido a edifícios religiosos. Um primeiro conjunto faz a necessária ligação ao mundo tardo-romano dos séculos IV e V, onde já se adivinham algumas características que perduram e se afirmam nos séculos posteriores; o discurso prossegue com as mutações formais e decorativas que deram origem à definição de “visigótico” para um período (séculos VI e VII) em que a evolução arquitetónica se processou sem grandes ruturas.

A espada de um guerreiro encontrada no princípio do século XX numa sepultura da cidade de Beja (acompanhada por joias adquiridas pelo Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, cujas fotografias se reproduzem) é testemunho de uma arte – a ourivesaria – que conheceu nesta época um período de apogeu.

No final da exposição, procura-se o enquadramento possível para os espécimes expostos, quer no contexto restrito do sul de Portugal, quer no campo mais vasto do mundo mediterrânico, onde o visigótico floresceu e se afirmou até ao século VIII, quando cede caminho, na Península Ibérica, à islamização.

Fonte: MMP

Como chegar

Largo de Santo Amaro · 7800-263 Beja

Ver direções
Beja - Ver direções
Horário

De terça-feira a domingo 10h00-12h30 | 14h00-17h30
Encerrado: segundas-feiras, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, feriado municipal de Beja (quinta feira d’Ascensão) e 25 de dezembro

Preço

Entrada livre

Contacto

Tel.: 351 284 407 765
E-mail: mrdl@cultura-alentejo.gov.pt
Website: www.museuregionaldebeja.pt

 

Sugestões de Agenda