O Arquivo de Documentação Fotográfica garante a salvaguarda e atualização do inventário fotográfico dos bens culturais móveis, imóveis e integrados. Tem igualmente a seu cargo a salvaguarda de um valioso acervo de fotografia histórica, de diversas proveniências, entre coleções pertencentes a museus, monumentos e palácios, e coleções particulares de especial relevância para a história da arte e da fotografia em Portugal. Neste âmbito, desenvolve tarefas de gestão, preservação, inventário, tratamento e restauro, garantindo o seu acesso público.
Os seus espólios são constituídos por milhares de negativos e positivos originais, destacando-se obras de Frederick William Flower, San Payo, Silva Nogueira, João Martins, Augusto Bobone, entre outros.
É igualmente da sua competência elaborar as normas e regulamentos de cedência de imagens, procedimentos relativos ao processo de recolha, processamento e digitalização, bem como a conservação da documentação fotográfica.
O Arquivo de Documentação Fotográfica presta serviços de caracter técnico a outras entidades, publicas e privadas, quando a sua intervenção se justifique, e apoio à investigação sobre os bens culturais móveis e os acervos de fotografia histórica. Tem também desenvolvido parcerias com instituições de ensino da conservação e com autores de diferentes áreas de conhecimento, no sentido de desenvolver o estudo e a divulgação dos seus espólios.
Uma amostra significativa do trabalho que tem sido desenvolvido pode ser consultado online através da aplicação MatrizPix, um sistema de informação com interface de pesquisa em português e em inglês, que permite igualmente a encomenda e cedência de imagens de alta resolução de forma integralmente desmaterializada.
Todos os pedidos de utilização de imagens devem ser dirigidos através do email adf@dgpc.pt ou da plataforma MatrizPix.