Santarém

Igreja de Santa Clara

Monumentos | Património

A igreja do destruído convento de Santa Clara de Santarém é o maior templo gótico do núcleo escalabitano. A fundação remonta ao reinado de D. Afonso III, designadamente a 1259, ano em que as clarissas trocaram Lamego por Santarém, nessa altura já a segunda cidade do reino em população. O ritmo das obras foi bastante mais lento, prolongando-se por todo o século XIII e a primeira metade do século XIV, contando ainda com importantes benefícios da rainha D. Isabel e do próprio D. Dinis.

Estilisticamente, a igreja filia-se no ciclo mendicante de Santarém, apresentando analogias muito fortes com a igreja do Convento de São Francisco da mesma cidade. Não só as suas cabeceiras são as únicas que se compõem de cinco capelas escalonadas - para uma realidade de apenas quatro conventos do século XIII a disporem de uma mesma organização espacial da cabeceira -, como o aspeto geral denuncia uma proximidade evidente.

Particularmente importante na primeira fase de edificação da obra parece ter sido a filha de D. Afonso III, D. Leonor Afonso, que nesta casa foi freira e "onde a sua memória era guardada com sinais de santidade". O seu túmulo original foi descoberto aquando das obras de restauro da responsabilidade da DGEMN, na década de 30 do século XX e revela uma clara aproximação compositiva para com o túmulo real de D. Dinis no Mosteiro de Odivelas, pelas figuras de religiosos inseridos em edículas nos frontais.

Ao longo dos séculos muitas foram as campanhas artísticas que se sucederam neste espaço conventual. Em 1554 comprova-se a execução de um retábulo por Diogo de Contreiras e na segunda metade do século XVII, em consequência de dois graves incêndios (1668 e 1669), a parte conventual foi inteiramente modificada, chegando mesmo a alterar-se significativamente a igreja. De entre as obras então efetuadas, salienta-se a supressão do transepto, a divisão do amplo corpo, a opção por um novo teto de caixotões e a aplicação do revestimento azulejar maneirista.

Fonte: DGPC

Como chegar

Plus Code: 68Q9+W6 Santarem

Av. Gago Coutinho e Sacadura Cabral 29, 2005-258 Santarém

Ver direções
Santarém - Ver direções
Horário

Verão:

10h00 - 12h30 / 13h30 - 19h00

Inverno:

09h00 - 12h30 / 13h30 - 18h00

Encerrado: Terça-feira

 

Preço

Sob consulta

Contacto

Tel.: (+351) 243 304 060 - Diocese de Santarém

Email: diocstr@sapo.pt

Website: cm-santarem.pt

Sugestões de Agenda