Guimarães

Paço dos Duques de Bragança

Monumentos | Património

O Paço dos Duques de Bragança de Guimarães foi mandado construir no século XV por D. Afonso, (filho ilegítimo do rei D. João I e de D. Inês Pires Esteves), 1º Duque da Casa de Bragança e 8º Conde de Barcelos, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha (filha de D. Afonso, Conde de Gijón e Noronha e D. Isabel, Senhora de Viseu).

Essencialmente habitado durante o século XV, assistiu-se nas centúrias seguintes a um progressivo abandono e a uma consequente ruína, motivada por fatores políticos e económicos, que se foi agravando até ao século XX. Entre 1937 e 1959 realizou-se uma ampla e complexa intervenção de reconstrução.

Paralelamente, procedeu-se à aquisição do recheio atual, composto por peças de arte datadas, essencialmente, dos séculos XVII e XVIII.

Elevado a Monumento Nacional desde 1910, integra o museu (1º piso), uma ala destinada à Presidência da República (fachada principal, 2º piso) e uma vasta área vocacionada para diversas iniciativas culturais (no rés do chão).

Como chegar

Plus Code: CPW5+JG Guimaraes

R. Conde Dom Henrique 3, 4800-412 Guimarães

Comboio: Ligação Porto/Guimarães

Ver direções
Guimarães - Ver direções
Horário

Segunda-feira a domingo: 10h00 - 18h00

Encerrado nos feriados de 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 01 de maio e 25 de dezembro

Preço

Bilhete geral: 5€

Contacto

Tel.: (+351) 253 412 273
Email: pduques@culturanorte.gov.pt
Website: Paço dos Duques

 

 

Sugestões de Agenda