Alfândega da Fé

Igreja Matriz de Sambade

Monumentos | Património

A igreja matriz é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, encontrando-se a sua imagem, em mármore, inscrita no nicho existente na fachada posterior do templo. No local onde hoje se ergue a igreja, deveria ter existido uma outra, dado que foram encontrados vestígios de construções anteriores, aquando das obras da atual. Esta, foi terminada em 1798, desconhecendo-se a data de início da intervenção. 

Exemplo de arquitetura barroca e neoclássica, a igreja de Sambade desenvolve-se em planta longitudinal, com capela-mor mais baixa e mais estreita que a nave, uma torre sineira no plano da fachada, a sacristia do lado Norte e, do lado oposto, um anexo denominado Casa das Almas.

A fachada principal, bastante recortada, é rematada por um frontão interrompido de aletas, com cruz ao centro. O portal apresenta uma configuração semelhante à da fachada, com frontão semicircular, interrompido pela janela, de linhas curvas, que se projeta a partir do centro do frontão.

No interior, destacam-se os cinco altares, dedicados a São Miguel e às Almas, ao Calvário, ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora das Dores, todos eles em talha policromada e de gosto rococó. Ainda na capela-mor, o teto, pintado no século XIX, exibe a representação de Cristo, ao centro, rodeado pelos quatro Evangelistas. 

Fonte: DRCN

Como chegar
Largo do Cruzeiro, 5350 Alfândega da Fé
Ver direções
Alfândega da Fé - Ver direções
Horário

Sob consulta

Preço

Sob consulta

Contacto
Tel.: (+351) 934 344 434 / (+351) 226 197 080 - DRC Norte
Email: e.nelsonsilva@gmail.com; dsbc.drcn@culturanorte.gov.pt

Sugestões de Agenda