Lousada

Igreja Matriz de Meinedo

Monumentos | Património
© Rota do Românico

A Igreja de Meinedo, datada dos séculos XIII-XIV, possui características arquitetónicas e decorativas marcadas por uma grande simplicidade, mas de grande valor histórico e artístico. A campanha de escavações arqueológicas, entre 1991 e 1993, permitiu identificar parte de uma capela de um edifício, que poderá datar do período suevo (séculos V-VI).

A Igreja apresenta planta de uma só nave e cabeceira retangular, ambas com cobertura de madeira. O portal principal tem as arquivoltas decoradas com motivos de pérolas.

No interior da Igreja merece destaque a abundante e original ornamentação do arco cruzeiro e da capela-mor, que combina os estilos maneirista e barroco. Neste último, realce para os azulejos e para o teto em caixotões com temas da vida Mariana.

A escultura de Nossa Senhora de Meinedo ou de Nossa Senhora das Neves, em calcário policromado, trata-se de uma obra de estilo gótico.

Sofre várias alterações ao longo dos séculos, mas é no século XX que sofre um restauro por parte da antiga DGEM. Apesar da Igreja Matriz de Meinedo apresentar várias soluções estilísticas, destacam-se os seus retábulos de estilo nacional e rococó.

Fonte: DRCN

Como chegar
Plus Code: 6PXV+F3 Meinedo
Lugar da Igreja, 4620 Lousada
Ver direções
Lousada - Ver direções
Horário

Sob consulta

Preço

Entrada livre

Contacto

Tel.: (+351) 255 810 706 / (+351) 226 197 080 - DRC Norte

Email: dsbc.drcn@culturanorte.gov.pt; rotadoromanico@valsousa.pt

Website: paroquiademeinedo.com

Sugestões de Agenda