Coimbra

Sé de Coimbra (Sé Nova)

Monumentos | Património

O Colégio de Jesus foi edificado durante a Reforma do ensino universitário levada a cabo por D. João III e orientada por Frei Brás de Braga, iniciando-se com a transferência da Universidade para Coimbra. Esta reforma contemplava não só a modernização dos estudos superiores, mas também a edificação de diversos colégios na cidade mondeguina que serviam para leccionar as disciplinas de base ou para albergar os estudantes.

A edificação do Colégio de Jesus foi iniciada em 1547, estando o edifício situado na Alta da cidade. A primeira fase das obras arrastou-se por vários anos, e em 1560 a planta original foi modificada de modo a adaptar-se melhor ao elevado número de religiosos que iriam habitar o complexo.

A construção da igreja do Colégio de Jesus iniciou-se somente em 1598, dando origem a um edifício muito diferente das plantas primitivas. A planta segue o esquema em cruz latina abobadada inspirado em Il Gesú de Roma, apresentando um espaço interior de nave única dividida em quatro tramos, com transepto e capelas laterais intercomunicantes, e cruzeiro coberto por cúpula semi-esférica com lanternim. Resultante de uma campanha de obras morosa, a nave do templo só foi aberta ao culto em 1640, e o templo seria oficialmente inaugurado em 1698, cem anos depois do início da construção. A fachada do templo, embora tenha sido terminada no século XVIII, apresenta-se também muito próxima do modelo maneirista de Il Gesú. Composta por dois corpos sobrepostos separados por uma cornija, tem no registo inferior cinco tramos divididos por pilastras toscanas. O frontispício é marcado pela robustez dos volumes e a verticalidade da estrutura, pontuada pela abertura simétrica de janelas e pela disposição de nichos com imagens de santos jesuítas, e lateralmente foram edificadas no final do século XVII duas torres recuadas em relação ao alçado, um elemento típico na arquitectura religiosa seiscentista, que marca um contraste entre a fachada da igreja coimbrã e o seu protótipo romano.

Fonte: DGPC

Coimbra

Ver direções

Como chegar

Largo Feira dos Estudantes 
3000-213 Coimbra

Horário

segunda-feira a sábado 9h00 - 18h30;
domingo 10h00 - 12h30

Contacto
Telefone: (+351) 239 823 138

Veja Também