Coimbra

Igreja da Sé Velha

Monumentos | Património

A Sé-Velha de Coimbra inscreve-se no Românico afonsino da cidade, que corresponde, grosso modo, ao reinado de D. Afonso Henriques, período de maior esplendor das oficinas românicas de Coimbra, mas simultaneamente de início de decadência e de estagnação das soluções estruturais e decorativas que caracterizam a produção românica desta cidade.

O templo, de três naves, transepto ligeiramente saliente, torre lanterna sobre o cruzeiro e cabeceira tripartida, significa uma rutura para com o esquema de catedrais românicas seguido até então no nosso país (Braga e Porto) e constitui um ponto de partida da chamada tipologia de catedrais do Sul (Coimbra, Lisboa e Évora). 

Nos séculos seguintes foram várias as remodelações por que passaram algumas partes da Sé de Coimbra. Particularmente importantes foram as obras executadas aquando do longo episcopado de D. Jorge de Almeida, na viragem para o século XVI e durante toda a primeira metade deste. Em 1498 este prelado decidiu proceder a uma ampla renovação da Sé, começando pelo retábulo-mor, que então encomendou a Olivier de Gand e a Jean d'Ypres.
As obras haveriam de prosseguir pelo Renascimento, destacando-se a ação do arquiteto João de Ruão.

Ainda da grande campanha de inícios do século XVI é a renovação da arca tumular de D. Sesnando, o alvazil moçárabe que D. Fernando, o Magno, colocou no governo da cidade na segunda metade do século XI e figura tutelar da história cristã da Coimbra medieval. 

O interior do templo mantém a sua feição original, mas enriquecido por algumas campanhas decorativas importantes. Nas naves e braços do transepto conservam-se arcossólios com os túmulos medievais de D. Tibúrcio, bispo da diocese na primeira metade do século XIII, o de D. Egas Fafe, e especialmente, o de D. Vataça, aia da rainha Santa Isabel e atribuído a Mestre Pêro.

Fonte: DGPC

Como chegar

Plus Code: 6H5F+G5 Coimbra

Largo da Sé Velha, 3000-383 Coimbra

Ver direções
Coimbra - Ver direções
Horário

Sob consulta

Preço

Sob consulta

Contacto
Tel.: (+351) 239 825 273
Email: igrejasevelha@gmail.com

Sugestões de Agenda