Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça

Monumentos | Património

Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de proteção régia, iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitetura portuguesa.

A fundação da Abadia de Santa Maria de Alcobaça e respetiva Carta de Couto datam de 8 de Abril de 1153.Os domínios da Ordem de Cister ficam assim consagrados. Os do Reino de Portugal, com a conquista das cidades de Santarém e de Lisboa, em 1147, avançaram para sul em direção à Linha do Tejo. Este facto, obrigava a um povoamento rápido e eficaz para que a expansão cristã continuasse para sul.

A proteção dos Coutos foi entregue à milícia da Ordem do Templo, isentando-os, tanto quanto possível, das investidas militares dos mouros. O ponto fulcral e irradiador de toda esta dinâmica era a própria abadia. A respetiva construção foi iniciada em 1178. Esta data está envolta em grande significado estratégico: quatro anos depois, São Bernardo foi canonizado. Será, decerto, uma das primeiras abadias da Ordem a ser construída já com esta intenção. A importância do Mosteiro de Alcobaça evoluiu num crescendo cultural, religioso e ideológico.

A sua monumentalidade é tanto mais evidente quanto mais límpida e austera é a sua arquitetura. Trata-se, de resto, do primeiro ensaio de arquitetura gótica em Portugal: um modelo que ficou sem imediata continuidade e que não foi reproduzido a não ser muito mais tarde, funcionando como um polo quase isolado, uma joia branca na paisagem. Está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, desde 1983.

Como chegar

Plus Code: G2XC+75 Alcobaça

Praça 25 de Abril, 2460 - 018 Alcobaça

Autocarros urbanos: Expresso

Ver direções
Alcobaça - Ver direções
Horário

16 de outubro a 31 de março: 

Segunda-feira a domingo: 09h00 - 18h00 (última entrada 17h30)

01 de abril a 15 de outubro: 

Segunda-feira a domingo: 09h00 - 18h30 (última entrada às 18h00)

Encerrado: 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 01 de maio, 20 de agosto, 24 e 25 de dezembro

Preço

Bilhete geral: 10€
Sacristia: 2€
Bilhética online adquira aqui



Contacto

Tel.: (+351) 262 505 120
Email: geral@malcobaca.dgpc.pt
Website: mosteiroalcobaca.pt

 

 

Sugestões de Agenda