Curso Deficiência e Gestão Cultural

Saber | Cultura
  • Data

    08.10.19

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, terá lugar no British Council, em Lisboa, o Curso Deficiência e Gestão Cultural promovido pela Acesso Cultura.

Em Portugal, especial atenção tem sido dada nos últimos anos ao acesso das pessoas com deficiência à oferta cultural e, em especial, às artes performativas. Com a implementação de serviços como a tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a audiodescrição (AD) ou as sessões descontraídas (SD), vários espaços culturais e artistas procuram criar condições de acesso para que pessoas com necessidades específicas, assim como os seus familiares e amigos, possam juntos usufruir da oferta. Nesta formação, vamos conhecer melhor estes serviços e a sua implementação e vamos abordar outros aspectos da relação com o público, como a comunicação e o atendimento.

Um outro aspecto, com menor expressão em Portugal, é aquele que procura incluir as pessoas com deficiência nas equipas dos espaços culturais ou programá-las como artistas; e ainda o caso das entidades culturais lideradas por pessoas com deficiência. Assim, tendo sempre a arte no centro da nossa reflexão, veremos como no Reino Unido esta diversidade está integrada no modelo de gestão, programação e produção e permite a gestores, programadores e artistas encontrarem soluções criativas. Como será ter a arte e o acesso no centro da nossa prática?

O curso tem como público-alvo os profissionais da área das artes performativas: gestores culturais, programadores, directores artísticos, artistas.


Veja Também