Ópera no Património 2019

Saber | Música
  • Data

    14.08.19

A iniciativa "Ópera no Património" é um roteiro artístico-cultural que irá percorrer, até ao final do mês de setembro, vários monumentos e espaços da região Centro.

Os municípios da Batalha, Leiria, Viseu, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa e a Universidade de Coimbra irão assim receber espectáculos de ópera em versão cénica, com concertos operáticos, de música de câmara e de música coral sinfónica.

Vila Nova de Foz Côa acolhe a obra "Sansão e Dalila", de Camille Saint-Saens, sendo que em Pinhel será apresentada uma antologia de zarzuela e Leiria recebe o espetáculo "Madama Butterfly", de Giacomo Puccini. A cantata cénica "Carmina Burana", de Carl Orff, será apresentada na Batalha e em Viseu, e o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra acolhe o "Coros de Verdi", em que uma centena de vozes vai interpretar a obra.

Com direção artística de José Ferreira Lobo, a edição de 2019 propõe, a apresentação de óperas em versão cénica e de concerto, música coral sinfónica e de câmara, mas também um programa de descoberta do património, através de visitas guiadas e palestras.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional a partir da sua candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro e executado no triénio 2017, 2018 e 2019.

Veja Também