Retrospetiva Nanni Moretti na Cinemateca Portuguesa

Saber | Cinema
©Wikimedia Commons
  • Data

    15.03.19

A partir do próximo dia 4 de abril de 2019, e no contexto da 12ª edição da Festa do Cinema Italiano, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema apresenta uma retrospetiva completa do realizador italiano Nanni Moretti, um dos cineastas de maior importância, no cinema europeu, dos últimos quarenta anos.

Realizador de culto, junto da comunidade cinéfila, desde os seus inícios, Moretti tornou-se, rapidamente, num dos últimos grandes autores do cinema europeu a exibir os seus trabalhos, com regularidade, no circuito das salas comerciais, marcando presença constante nos maiores festivais de cinema (o Festival de Cannes, onde Moretti esteve várias vezes na competição oficial, atribuiu-lhe a Palma de Ouro, em 2001, por LA STANZA DEL FIGLIO) e, por consequência, no imaginário dos espectadores de todo o mundo.

Realizador com obras marcantes tanto na comédia (nomeadamente nos seus inícios, onde o realizador atua com o seu alter-ego Michele Apicella, como em ECCE BOMBO, SOGNI D’ORO, ou BIANCA) como em registos dramáticos (onde se destacam LA STANZA DEL FIGLIO ou MIA MADRE), Moretti nunca deixou, ao longo de toda a carreira, de formar um olhar crítico sobre a história do cinema, sobre o seu próprio trabalho e vida, e, por consequência, com as convulsões sociais e políticas da vida italiana e europeia no final do séc. XX.

Na Retrospetiva Nanni Moretti dos 24 filmes exibidos, entre curtas e longas metragens, 11 delas são primeiras exibições na Cinemateca Portuguesa.

Fonte: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

Veja Também