Ciclo Povos em Movimento – Migração, Exílio, Diáspora

Saber | Cinema
©Wikimedia Commons
  • Data

    20.03.19

A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema dedica o mês de março de 2019, a um vasto Ciclo sobre o tema geral das migrações, de indivíduos ou de massas, intitulado "Ciclo Povos em Movimento - Migração, Exílio, Diáspora.

A programação engloba 100 anos de cinema e de História e inclui ficções, documentários e ensaios filmados, grandes clássicos, raridades e filmes pouco vistos na Cinemateca.

"A migração de indivíduos e (ou) de grupos humanos é tão antiga como a própria Humanidade e o tema foi abordado pelo cinema desde os seus começos, como prova o facto de o filme com o qual abrimos o Ciclo ter sido realizado há 102 anos. Mesmo procurando uma exemplificação abrangente, deixámos de fora temas como o nomadismo, as transumâncias e outras migrações sazonais, assim como, pela sua óbvia especificidade, as deslocações maciças no contexto da escravatura. Se alguns destes temas podem aflorar em obras programadas (como não ver, por exemplo, a contiguidade entre alguns dos mais duros cenários de migração contemporânea e fenómenos de escravatura moderna?), o princípio geral foi o de olhar a forma como o cinema representou os principais movimentos gerados por causas económicas e políticas que marcaram o século XX e que estão a marcar este início de século, com alguns antecedentes no período imediatamente anterior".

Fonte: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

 

Veja Também