Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural distingue Maria do Céu Guerra

Saber | Prémios
©Wikimedia Commons
  • Data

    03.01.19

A atriz e encenadora Maria do Céu Guerra foi distinguida com o Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural, atribuído pela Estoril-Sol.

Maria do Céu Guerra, de 75 anos, uma das fundadoras da companhia de teatro A Barraca, "desenvolveu, ao longo de mais de cinco décadas, uma carreira ímpar ligada às artes", sendo a primeira mulher a receber este galardão, que tem um valor pecuniário de 20.000 euros.

O Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural visa "distinguir um escritor, ensaísta, poeta, jornalista, tradutor ou produtor cultural que ao longo da carreira - ou através de uma intervenção inovadora e de excecional importância -, haja contribuído para dignificar e projetar no espaço público o setor a que pertença".

O júri do prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural foi presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, e integra Maria Alzira Seixo, José Manuel Mendes, Manuel Frias Martins, Maria Carlos Loureiro, Liberto Cruz, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu.

Nas edições anteriores foram distinguidos Victor Aguiar e Silva (2018), José Carlos Vasconcelos (2017) e Eduardo Lourenço (2016).

 

Veja Também