MATRIZPCI com nova versão

Saber | Património
  • Data

    17.01.19

Já se encontra disponível ao público, a atualização do sistema de informação utilizado pela Direção-Geral do Património Cultural para gestão do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. 

A nova versão do sistema disponibiliza novos interfaces web, quer para pesquisa pelo público em geral, incluindo dispositivos móveis, quer para a utilização específica por parte de entidades promotoras da proteção legal de manifestações de património cultural imaterial (PCI).

À semelhança da anterior versão, este sistema disponibiliza publicamente um variado conjunto de recursos para a promoção da salvaguarda do PCI à escala nacional, entre os quais a legislação adoptada a nível nacional, o manual de utilização do sistema e recursos documentais para a organização de pedidos de registo.

O MATRIZPCI disponibiliza ainda edições de acesso gratuito em linha produzidas pela DGPC, entre as quais o Kit de Recolha do Património Imaterial, destinado à sensibilização das gerações mais jovens para o conhecimento e a valorização do património (imaterial, móvel e imóvel) das comunidades a que pertencem, e que foi premiado na III edição do Prémio Ibero-americano de Educação e Museus.

Saber mais: MATRIZPCI 

Fonte: DGPC

Veja Também