Lançamento Projeto "Portugal: Arte e Património"

Saber | Cultura
  • Data

    10.01.19

No próximo dia 15 de janeiro, no Museu Nacional dos Coches (Picadeiro), pelas 10h00, terá lugar o lançamento do projeto "Portugal: Arte e Património", uma parceria do Google Arts & Culture com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A partir desta data ficarão disponíveis na Internet, em página própria e com ligações diretas aos respetivos equipamentos, as coleções dos museus, palácios e monumentos nacionais tutelados pela DGPC, bem como exposições e visitas virtuais.

No âmbito desta parceria, foram digitalizadas em alta resolução cerca de 1800 imagens das coleções do Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC - para além de cerca de 1000 imagens captadas com recurso à tecnologia Art Camera (captação em alta resolução) - e criadas cerca de 40 exposições virtuais.

Com o lançamento deste projeto, a DGPC oferece a qualquer interessado, em qualquer lugar do mundo, a possibilidade de enriquecer conhecimentos sobre as coleções dos espaços museológicos e dos monumentos nacionais por si tutelados. A ferramenta abre ainda um vastíssimo leque de oportunidades junto de públicos específicos, como a comunidade escolar, os seniores, ou mesmo os investigadores académicos, incentivando uma utilização à medida da vontade e necessidade de cada um.

O projeto pode, por isso, considerar-se um "cartão de visita" representativo do património nacional.

 

Fonte: DGPC

Veja Também