Ação Cultural Externa projeta 1.600 iniciativas no estrangeiro

Saber | Cultura
©Pexels
  • Data

    29.01.19

O programa de Ação Cultural Externa (ACE), coordenado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura irá projetar, no presente ano, cerca de 1.600 iniciativas em 85 países.

O balanço dos dois primeiros anos deste programa foram apresentados, no Palácio Nacional da Ajuda, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, sendo que em 2018 assistiu-se a um aumento na ordem dos 20%, de 1.598 ações para 1.927, enquanto o número de países também aumentou, de 76 para 83.

Os eventos que mais se destacaram foram a Feira do Livro de Guadalajara (México), o mês de Portugal nos Estados Unidos, as celebrações do Ano Europeu do Património Cultural, as comemorações do 20 anos do Prémio Nobel da Literatura José Saramago e os 70 Anos da declaração dos Direitos Humanos.

No que se prende com o programa da Ação Cultural Externa, para o ano de 2019, destaque para as celebrações do quinto centenário da Viagem de Circum-Navegação, o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, o Festival Portugal-China e ainda a participação na Bienal de Veneza.

 

Veja Também