Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

Saber | Livro
  • Data

    06.12.18

Os vencedores do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa serão conhecidos no dia 7 de dezembro, numa cerimónia a ter lugar no Palácio da Ajuda, em Lisboa, e que será transmitida em direto (17h00 - Portugal), a partir do site do Itaú Cultural.

Na presente edição foram inscritas 1.364 obras, sendo que após o processo de seleção, são dez os livros que concorrem aos Prémios. 

O Oceanos-Prémio de Literatura em Língua Portuguesa (conhecido até 2014 como Prémio Portugal Telecom de Literatura) é considerado um dos prémios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa, a par do Prémio Jabuti ou Prémio Camões.

O Prémio foi criado em 2003 pela empresa portuguesa de telecomunicações Portugal Telecom para prestigiar e divulgar a literatura brasileira, sendo que a partir de 2007, o Prémio passou a estar aberto a autores de todos os países de língua portuguesa, e a ser organizado pelo Itaú Cultural.

A cerimónia contará com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e a Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, o Diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, além dos curadores do Prémio e dos jurados de Angola, Brasil e Portugal.

O Oceanos tem patrocínio do Banco Itaú, da CPFL Energia, do Instituto CPFL e do Governo de Portugal, por meio do Fundo de Fomento Cultural Português.

 

 

Veja Também