Celebrar 100 anos de Sophia de Mello Breyner Andresen

Saber | Literatura
©DR / Arquivo
  • Data

    07.11.18

Foi apresentada, no Centro Nacional de Cultura, a programação nacional que irá assinalar o centenário da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.

A programação inclui, entre outras iniciativas, um ciclo de cinema na Cinemateca Portuguesa, uma exposição itinerante, a realização de um colóquio na Fundação Calouste Gulbenkian e um concerto no Teatro Nacional de São Carlos, estando ainda em aberto a realização de outras ações.

Na área editorial está prevista a edição, num só volume, de toda a obra ficcional de Sophia de Mello Breyner Andresen e, num outro volume, as "prosas dispersas", no qual se incluem textos que foi publicando, depoimentos, intervenções que fez, ensaios, entrevistas, entre 1953 e 2003.

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), natural do Porto, foi condecorada três vezes pela República Portuguesa e distinguida com 13 prémios literários, entre outros galardões, sendo que o Prémio Rainha Sofia de Espanha, em 2003, foi o último galardão que recebeu em vida.

Em 1994, a Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o Prémio 50 anos de Vida Literária e, em 1996, foi homenageada no Carrefour des Litératures (França), um ano depois de ter sido distinguida com o Prémio Petrarca pela Associação de Editores Italianos.

 

 

 

Veja Também