II Jornadas da RMA-Rede de Museus do Algarve

Saber | Museus
  • Data

    30.10.18

“MUSEUS PARA QUEM?” será, este ano, o tema em debate nas II Jornadas da RMA-Rede de Museus do Algarve, que terá lugar no dia 16 de Novembro, de 2018, no Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão.

No presente evento será abordada a diversidade de estratégias de proximidade entre museus, estruturas museológicas e patrimoniais e os modelos de interação cultural, científica e social, no contexto da pluralidade dos seus públicos, utentes e comunidades, bem como procurar-se-á refletir sobre as metodologias e processos pedagógicos mais adequados e facilitadores para uma maior acessibilidade aos museus, aos seus conteúdos, ideias e objectivos, de forma a diminuir barreiras conceptuais, interpretativas, etárias, linguísticas e físicas.

As II Jornadas da RMA serão igualmente um momento oportuno para uma reflexão mais actual sobre a visão, missão e funções dos museus, debatendo as várias opções resultantes de um posicionamento mais centrado nas expectativas dos seus visitantes e das suas comunidades, propondo um envolvimento mais assumido e atento aos contributos de uma sociedade mais participativa e cooperante.

A RMA – Rede de Museus do Algarve, criada em 2007, é uma estrutura informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português e privadas. Inclui também projectos museológicos em constituição os quais pretendem acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMA.A RMA – Rede de Museus do Algarve.

As II Jornadas RMA contam com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, sendo a participação gratuita com inscrições obrigatórias. 

Saber mais: II Jornadas da RMA-Rede de Museus do Algarve

Fonte: Rede de Museus do Algarve

Veja Também