Bruno Vieira Amaral, H. G Cacela e Luís Quintais finalistas do Prémio Oceanos

Saber | Literatura
  • Data

    31.10.18

Os escritores portugueses H.G. Cancela, Bruno Vieira Amaral e Luís Quintais estão entre os dez finalistas do Prémio Oceanos de literatura, sendo que os brasileiros Milton Hatoum, João Silvério Trevisan, Ricardo Aleixo, Sérgio Sant'Anna e Marília Garcia, e os moçambicanos Luís Carlos Patraquim e Mbate Pedro são os restantes sete candidatos ao Prémio Oceanos, de acordo com o resultado da reunião do júri, anunciado no Brasil.

H.G. Cancela é candidato com o romance "As pessoas do drama", vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), e Bruno Vieira Amaral, com "Hoje estarás comigo no paraíso", o segundo romance do escritor, distinguido com os prémios PEN Clube Narrativa e José Saramago com o romance de estreia, "As Primeiras Coisas".

Luís Quintais encontra-se entre os finalistas com "A noite imóvel", obra que sucedeu a "Arrancar penas a um canto do cisne", Grande Prémio de Poesia da APE, em 2017.

O Prémio Oceanos foi estabelecido em parceria com o Itaú Cultural, no Brasil, em 2015, depois da extinção do Prémio Portugal Telecom de Literatura, com o objectivo de distinguir anualmente as melhores obras publicadas em língua portuguesa.

Os quatro escritores distinguidos da edição deste ano do Prémio Oceanos serão anunciados no próximo dia 7 de Dezembro de 2018.

Veja Também