Medalha de Mérito Cultural entregue a Maria da Graça Carmona e Costa

Saber | Música
©twitter.com/cultura_pt
  • Data

    13.09.18

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, prestou pública homenagem à galerista Maria da Graça Carmona e Costa, concedendo-lhe a Medalha de Mérito Cultural, em reconhecimento de uma vida dedicada ao fomento das artes visuais e à divulgação contínua dos artistas contemporâneos. 

Maria da Graça Carmona e Costa é uma personalidade emblemática no panorama da arte contemporânea portuguesa, com uma longa carreira no meio galerístico e uma atividade filantrópica constante e assumiu um papel determinante no apoio e divulgação de várias gerações de criadores nacionais, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Em 1997 criou a Fundação Carmona e Costa com o seu marido, Vítor Carmona e Costa, com a finalidade de dinamizar iniciativas no seio da arte contemporânea portuguesa. No ano de 2005 inaugurou um espaço dedicado às artes decorativas, onde expõe obras de porcelana e faiança colecionadas por Vítor Carmona e Costa, e outro destinado à arte contemporânea, realizando, desde então, exposições regulares.

Desde 2000, que a Fundação Carmona e Costa tem um programa de apoio à Arte Contemporânea em Portugal, promovendo a Bolsa Fulbright/Fundação Carmona e Costa e a Bolsa de Estudos destinada a alunos do AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual de Lisboa.

Veja Também