LUSO – MOSTRA ITINERANTE DO NOVO CINEMA PORTUGUÊS em Itália

Saber | Cinema
  • Data

    27.08.18

A LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português tem início a 29 de Setembro e é organizada pela Associação Il Sorpasso (entidade promotora em Portugal e no Brasil da Festa do Cinema Italiano), em colaboração com a Slingshot Films e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do ICA, da Embaixada de Portugal em Roma e do Instituto Camões. 

Mais de 25 cidades italianas irão, assim, acolher uma programação especial dedicada ao novo cinema português, incluindo cinco longas-metragens recentes e um conjunto de curtas-metragens premiadas nos principais festivais internacionais.

A primeira etapa desta iniciativa terá lugar nos dias 29 e 30 de Setembro em Roma, na Casa del Cinema, na Villa Borghese, sendo que para além da projeção dos filmes incluídos nesta seleção, o programa contará com uma mesa redonda sobre o novo cinema português com especialistas italianos e portugueses e a presença de alguns dos autores dos filmes apresentados.

As projeções e os encontros decorrerão em cinematecas, centros culturais e nas principais salas dedicadas ao cinema de autor em Itália tais como O Museu do Cinema de Turim, a Casa del Cinema de Roma e a Cinemateca de Bolonha onde serão projetadas obras como "Fábrica de Nada" de Pedro Pinho, "São Jorge" de Marco Martins e "Cartas da Guerra" de Ivo Ferreira.

Esta iniciativa nasce de uma colaboração directa entre os produtores e distribuidores do cinema português e a dinâmica rede de exibição cinematográfica não convencional que cobre todo o território italiano.

Veja Também