3.º Encontro Nacional de Museus com Coleções de Arqueologia

Saber | Património
  • Data

    31.08.18

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), no âmbito da programação do Ano Europeu do Património, que se comemora pela primeira vez, e por ocasião da celebração do 125.º aniversário da sua fundação, retoma em 2018 a organização de duas iniciativas que criou: o Encontro de Museus com Coleções de Arqueologia e a Feira de Réplicas e Materiais Didáticos de Arqueologia, ambos nas suas terceiras edições.

Quase duas décadas depois do primeiro lançamento destas iniciativas, mantêm-se no essencial as motivações que as justificaram. O MNA continua, hoje como sempre, a ser a instituição museológica central da Arqueologia portuguesa, fiel ao espírito simultaneamente universal e particular que lhe foi impresso desde a origem pelo seu fundador, o Doutor José Leite de Vasconcelos. Universal no que tem de celebração do “fenómeno humano”,  juntando passado e presente, arqueologia e história, etnologia e antropologia; particular, porque constitui ”o mais local de todos os museus nacionais”, desejando ser obstinadamente plural.

A evolução rápida da realidade social portuguesa, com profundas implicações na problemática do estudo, defesa e valorização do património arqueológico, e bem assim o reforço da missão social dos museus, que em muitos casos adquirem o papel de “últimos redutos” de salvaguarda dos valores da memória, recomendam vivamente que novamente nos encontremos e novamente revelemos uns aos outros, e à comunidade em geral, o muito que fazemos, conscientes dos inegáveis desafios que se nos colocam e sem obviamente omitir as dificuldades que sentimos.

Informações e inscrições: Museu Nacional de Arqueologia

Veja Também