Marco Balesteros vence Prémio Design do Livro

Saber | Prémios
  • Data

    27.07.18

Marco Balesteros é o grande vencedor da 1ª. edição do Prémio Design do Livro com "Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão", com textos de João Fiadeiro, David-Alexandre Guéniot e Romain Bigé, publicado pela Ghost Editions.

As Menções Honrosas foram atribuídas a Ana / Propósito / Purpose, com design de Márcia Novais, publicado por Ricardo Nicolau / edição de autor; e Fiapo, com design e edição da Item Zero.

Sobre a obra vencedora, o júri salientou que, partindo do título do próprio livro – Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão -, o projeto gráfico traduz de forma pertinente o conteúdo no objeto final.

A edição oferece uma interação múltipla entre leitor e livro, seguindo a lógica do próprio processo de trabalho do artista como performer. De forma simples e elegante, com uma encadernação que surpreende, a cuidadosa escolha de materiais ajuda a distinguir os diferentes conteúdos e perspetivas, a realçar as várias leituras possíveis e a relação entre desenho, texto e ação.

O Prémio Design de Livro foi criado por Despacho do Ministro da Cultura em novembro de 2017, sendo que se pretende valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico. 

Fonte: DGLAB

Veja Também