Apoios à Internacionalização contemplam 21 projetos

Saber | Artes
  • Data

    29.06.18

Foi publicado o resultado final do concurso para Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, destinado à itinerância de obras ou projetos pelo espaço internacional, nas áreas das artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro); artes visuais (arquitetura, design, fotografia, artes plásticas e novos media) e cruzamento disciplinar. Das 25 candidaturas admitidas, serão apoiados 21 projetos, num montante total de financiamento de 214.269,04 €.

Quanto à distribuição dos projetos apoiados por áreas artísticas, surgem 4 na dança, 3 na música, 6 no teatro, 1 nas artes plásticas, 1 no design, 1 na fotografia e 5 em cruzamento disciplinar, envolvendo atividades como exposições, instalações, edições, concertos, espetáculos e residências artísticas, assim como conferências, workshops e ensaios abertos, enquanto iniciativas complementares. A realização destes projetos e obras decorre em 24 países e 59 cidades da Europa, África, América, Ásia e Austrália, sendo que alguns dos projetos circularão entre diversos países e outros serão apresentados em várias cidades de um único país. Os projetos terão execução entre 1 de julho de 2018 e 30 de junho de 2019.

Identificada como uma área estratégica da atual política cultural, a internacionalização das artes e da cultura portuguesa - através da cooperação com outros países e do incentivo a projetos emergentes e dinamizadores do setor - pode inserir, no contexto dos apoios promovidos pela DGArtes, subdomínios de atividade como o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, ações de intercâmbio e acolhimento de promotores em contexto específico, a integração em redes internacionais, a tradução e edição de obras nacionais para línguas estrangeiras.

Fonte: site DGArtes

Veja Também