ÉS.CULTURA’18 – Orçamento Participativo Portugal 2017

Saber | Cultura
  • Data

    04.06.18

O OPP2017 promoveu 50 encontros participativos, com a presença de 2500 pessoas. De entre 599 projetos, nacionais e regionais, 80000 votos dos cidadãos escolheram como investir 3 milhões de euros do Orçamento de Estado. Deste processo resultaram 38 projetos vencedores da I Edição do OPP.

O projeto “Cultura Para Todos” foi o vencedor a nível nacional na área da Cultura, com três medidas delineadas pelos seus proponentes, João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, e está a ser implementado pelo GEPAC, em coordenação com as Tutelas da Cultura e da Modernização Administrativa. Uma das medidas, ÉS.CULTURA’18, foi lançada no passado mês de abril e consiste em proporcionar acesso gratuito a experiências culturais aos jovens que nasceram no ano 2000.

Estes jovens terão, assim, a possibilidade de assistir a espetáculos, realizar visitas, visitar museus, monumentos, entre muitas outras iniciativas e equipamentos culturais, públicos e privados, por todo o país, até ao dia 16 de abril de 2019, data em que se completa 1 ano após o lançamento do projeto. Para tal necessitam apenas de apresentar a sua identificação.

Neste momento, 63 entidades – entre organismos do Ministério da Cultura, Autarquias instituições privadas - aderiram ao ÉS.CULTURA’18. Até ao final da iniciativa podem aderir novas entidades, cuja informação será divulgada no website escultura.opp.gov.pt.

Para mais informação, contacte o GEPAC através do email geral@gepac.gov.pt.

Veja Também