Jornadas Europeias do Património 2022 | Convite à participação

Saber | Património
  • Data

    25.08.22

Terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2022, este ano subordinadas ao tema Património Sustentável.

Este tema convida-nos a explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

A Direção-Geral do Património Cultural convida-o a inscrever as iniciativas que pretende organizar no âmbito deste tema, impreterivelmente até ao dia 22 de setembro.

As Jornadas Europeias do Património são coorganizadas pela União Europeia e pelo Conselho da Europa, que lançaram a ação em 1985. É um dos eventos culturais participativos mais famosos na Europa.

Durante as Jornadas Europeias do Património, milhares de monumentos e sítios, alguns deles fechados ao público durante o resto do ano, abrem as suas portas. Tal permite às pessoas beneficiar de visitas gratuitas, conhecer o seu património cultural comum e contribuir para a salvaguarda do património europeu para as gerações presentes e futuras.

As Jornadas Europeias do Património têm lugar em setembro nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia e são organizadas em estreita colaboração com os coordenadores nacionais.

Para mais informações e submissão das iniciativas, consulte AQUI.

Sugestões de Agenda