Financiamento nas áreas da Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva

Saber | Cultura
  • Data

    24.08.22

A Comissão Europeia atribuiu financiamento de cerca de 7,7 milhões de euros (M€) a entidades portuguesas inseridas em 17 projetos de I&D de colaboração internacional, no âmbito do Cluster 2 – Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva, do Horizonte Europa. O financiamento captado corresponde a cerca de 2,94% do financiamento global disponível (263,74 M€).

No total, nos projetos aprovados participam 30 entidades nacionais de naturezas diferentes, sendo que 10 são estreantes no Programa-Quadro para a Investigação e Inovação.

Cerca de 60% destas, são entidades do ensino superior ou centros de investigação, sendo que as restantes representam empresas, incluindo indústrias culturais e criativas, municípios, ONG’s e outros como o Ministério de Educação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional ou ainda a Fundação GDA.

Estes resultados referem-se às três calls de 2022, do Cluster 2, nas áreas da Democracia e Governação, do Património Cultural e Indústrias Culturais e Criativas, e das Transformações Sociais e Económicas.

No que diz respeito à temática do Património Cultural e Indústrias Culturais e Criativas, serão desenvolvidos projetos focados no valor da música; na promoção da competitividade e diversidade cultural da indústria europeia do cinema; e no desenvolvimento de tecnologias que aumentem a resiliência e a preservação do património cultural costeiro.

Em Portugal, o Cluster 2 do Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva é acompanhado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da rede PERIN.

Fonte: ANI

Sugestões de Agenda