Seminário "Cultura e Agenda 2030/ODS"

Saber | Cultura
  • Data

    21.04.21

No próximo dia 4 de Maio, o GEPAC promove o Seminário de trabalho "Cultura e Agenda 2030/ODS", que decorrerá em formato virtual, online.

Este seminário tem como objectivo reforçar a visibilidade e o Papel da Cultura na Agenda 2030. Apesar de entendermos a Cultura como um pilar essencial na construção integral de cada pessoa, da democracia, da identidade nacional, do diálogo intercultural, da inovação e do desenvolvimento sustentado, sabemos também que a esse papel é ainda dada pouca visibilidade e valorização na implementação de estratégias intersectoriais.

Assim, iniciámos um processo de trabalho conjunto para a criação de uma visão e um compromisso da Cultura para a Agenda 2030, envolvendo os organismos da Cultura, Agentes e Profissionais da Cultura, Academias, Autarquias.

Para reforçar todo o trabalho que está a ser já desenvolvido e a visibilidade deste sector, o GEPAC propôs a realização deste encontro de trabalho, cuja conferência inaugural é do Professor Manuel Gama.

Manuel Gama, Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, é um dos Coordenadores do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POL.OBS).

As sessões de trabalho terão lugar depois e os resultados deste Seminário serão também apresentados na Conferência Internacional da PPUE "Cultura, Coesão e Impacto Social", pelo Dr. Pedro Sobrado, no dia 6 de Maio, em Serralves, no painel "Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Conclusões do Seminário", em Serralves.

"Ambiente e Resiliência", "Prosperidade e Condições de Vida", "Conhecimento e Competências" e "Participação e Inclusão", os temas definidos para o aprofundamento da discussão neste seminário, seleccionados como temas agregadores de conjuntos de ODS em discussão. Corresponde também à organização que a UNESCO definiu como forma de trabalhar a Cultura nos ODS e construir os indicadores temáticos: Cultura 2030."

Poderá consultar o programa provisório AQUI.

Mais Informação sobre o Conferencista AQUI.

O Seminário terá participação aberta, contudo haverá momentos de participação com limite e com inscrições, privilegiando-se a participação dos organismos MC.

Destaca-se as sessões abertas ao público em geral:

Parte 1 – Sessão de abertura/Conferência das 14h às 15h

Parte 3 - Apresentação de Estudos de Caso/ Conclusões dos Grupos de Trabalho das 16h30 às 18h

O Seminário terá participação aberta nas Partes 1 e 2, contudo haverá momentos de participação com convite dado o limite de inscrições (parte 2).

Solicitamos a inscrição até dia 30 de Abril, através do seguinte link: https://forms.gle/us7M7ZXBTifqV3e59


Mais informação sobre a Agenda 2030 poderá ser consultada aqui.

Para mais informações: agenda2030Cultura@gepac.gov.pt

Sugestões de Agenda